Guerra Fria

13 abr

Fev. 1945 – Conferência de IALTA (na Criméia – Ucrânia/URSS): Roosevellt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stálin (URSS), reúnem-se para:

· acertar os detalhes finais da grande ofensiva contra a Alemanha;

· os limites das fronteiras soviéticas;

· o destino dos países do Leste Europeu, onde as tropas soviéticas estavam substituindo rapidamente os invasores, (alemães nazistas).

*Stálin estendeu as fronteiras soviéticas, refazendo praticamente o mesmo traçado da época em que o Império Russo estava no seu auge.

*A URSS anexou a ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA, RÚSSIA BRANCA (BIELARUS), a UCRÂNIA. 

*25/04 e 26/06/1945 – Conferência de San Francisco (EUA), é criada a ONU (Organização das Nações Unidas) em substituição à Liga das Nações. A URSS torna-se um dos 5 membros efetivos do Conselho de Segurança (com direito a veto).

*17/07 e 02/08/1945 – Conferência de POTSDAM (subúrbio de Berlim/Alemanha): Harry Truman (EUA), Clement Attlee (Inglaterra) e Stálin (URSS).

Decisões importantes:

· A Alemanha teria suas Forças Armadas completamente desmobilizadas. Seu parque industrial seria reduzido. Pagaria reparações de Guerra.

· O território alemão seria dividido em QUATRO ZONAS DE OCUPAÇÃO a serem administradas pela URSS, INGLATERRA, EUA e FRANÇA.

· A Alemanha seria dividida e o Leste Europeu passaria à “esfera de influência” soviética.

*1945 – POLÔNIA e IUGOSLÁVIA tornam-se “democracias populares” (regimes de partido único = PC).

*1946 – Em discurso pronunciado em Fulton, Missouri (EUA), Churchill usa, pela primeira vez, a expressão “CORTINA DE FERRO” para designar a “satelitização” dos países do Leste Europeu, promovida pela URSS.

· Na Conferência de Paris (1946), os Aliados negam aos soviéticos o controle dos Estreitos de Bósforo e Dardanelos. Os soviéticos, sentindo a superioridade bélica norte-americana (bomba atômica) adotam atitude prudente.

*1947 – Começa o período denominado Guerra Fria. As relações entre a União Soviética e o Ocidente ficam cada vez mais tensas.

*Truman (EUA), anuncia um plano de ajuda para a reconstrução européia, elaborado pelo então Secretário de Estado, George Marshall, cujo objetivo é consolidar o capitalismo no lado ocidental europeul (PLANO MARSHALL).

*1948 – Moscou continua “sovietizando” os países do Leste EuropeuO dirigente iugoslavo Josip Broz Tito rompe com Moscou, marcando a primeira dissidência do mundo comunista.

*Em represália ao Plano Marshall, aplicado também na Alemanha Ocidental, Stálin ordena, em 24 de julho, o BLOQUEIO DE BERLIM OCIDENTAL.

*1949 – O bloqueio de Berlim Ocidental fracassa em maio, após 11 meses, mas precipita a fundação da República Democrática da Alemanha (RDA comunista) com a capital em Berlim Oriental e da República Federal da Alemanha (RDF capitalista) com a capital em Bonn.

· A URSS explode a sua primeira bomba atômica.

· Os aliados (ocidentais) fundam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

· É criado o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) organização econômica dos países do bloco soviético, a fim de estimular a reconstrução e a interdependência na produção e no comércio.

*1953 – Stálin morre em março, e isso desencadeia a luta pela sua sucessão, entre Lazar Kaghanovitch, Giorgi Malenkov e NIKITA KHRUCHEV (sendo este ultimo o vencedor).
Em 17 de junho, o Exército Vermelho reprime um levante operário em Berlim Oriental.
*1955 – Em oposição à OTAN, os países socialistas fundam sua própria aliança militar, o PACTO DE VARSÓVIA, integrada inicialmente, pela União Soviética, Albânia, Hungria, Romênia, Bulgária, Polônia e Tchecoslováquia. A Albânia deixaria o pacto em 1961.
Em Bandung (Indonésia) alguns países se reúnem criando o Bloco dos PAÍSES NÃO ALINHADOS.  

*1959 – Fidel Castro lidera um movimento nacionalista (que só se tornaria marxista 2 anos depois), toma o poder em Cuba encerrando a ditadura de Fulgêncio Batista (pró-EUA).

*O Secretário Geral do PCUS, Nikita Kruschev visita os EUA, onde participa dos trabalhos da Assembléia Geral da ONU.

*1961 – O Muro de Berlim torna-se real. O êxodo de centenas de milhares de trabalhadores da Alemanha Oriental para o lado ocidental, em busca de melhores salários e condições de vida, provoca a construção do muro, em agosto, o muro tinha por objetivo conter a fuga de trabalhadores especializados para o lado capitalista, que vinha se desenvolvendo com grande velocidade impulsionada pelos dólares insistidos pelos EUA para sua reconstrução . O Muro de Berlim, construido pelos comunistas, seria o maior símbolo da Guerra Fria.

*1962 Neste ano os EUA decretam o embargo econômico à Cuba , pois este não pode admitir o avanço das idéias socialistas (comunistas) dentro de seu espaço de influência Geopolítica.

* Eclode a CRISE DOS MÍSSEIS. Khrushev decide instalar em CUBA, em outubro, lançadores capazes de transportar ogivas nucleares que atingiriam Washington em menos de 15 minutos. John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, ordena o BLOQUEIO NAVAL DE CUBA. Cria-se um foco de grande tensão. Moscou recua. Washington assume o compromisso de não invadir Cuba.
A crise dos mísseis provoca a instalação do “telefone vermelho” entre Moscou e Washington, na realidade uma linha de telex com capacidade para colocar em contato os chefes dos dois Estados no caso de uma nova situação de emergência.  

*1964 – Khrushev é deposto por um golpe palaciano desferido por Leonid Brejnev, em comum acordo com dois outros membros da cúpula soviética: Alexei Kossiguin e Mikhail Suslov. Brejnev será proclamado o novo secretário-geral do PCUS, cargo que ocupará até sua morte, em 1982. Israel.

*1968 – Tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia e esmagam o movimento reformista liderado pelo então secretário-geral do Partido Comunista Tcheco (PCT), Alexander Dubcek. Este episódio ficaria conhecido como a “PRIMAVERA DE PRAGA”.

*Para justificar a invasão desse país, Brejnev anuncia “doutrina”, segundo a qual as tropas do Pacto de Varsóvia poderiam intervir em qualquer país-membro daquela aliança onde o socialismo estivesse sendo ameaçado.

*1972 Cuba entra no Mercado Comum do bloco socialista

* Golpe militar Comunista no Afeganistão.

* O exército soviético invade o Afeganistão sob a alegação de que o governo afegão havia solicitado ajuda.

* devido ao valor estratégico da região.

*1982 – Morre Leonid Brejnev em novembro, sendo substituído pelo ex-chefe da KGB (Polícia Política), Iúri Andropov, na chefia do PCUS. Andropov defende reformas e “experimentos econômicos” limitados a algumas regiões da União Soviética, mas morre no início de 1984, sem tempo de colocar suas idéias em prática.

* 1983 – O presidente dos EUA, Ronald Reagan, anuncia o ambicioso projeto “Guerra nas Estrelas”.(Que no final não passou de uma grande jogada de Marketing)

* 1984 – Morre Andropov, em fevereiro. Seu substituto, Konstantin Tchernenko, já assume o cargo em condições precárias de saúde. Analistas e historiadores acreditam que sua indicação tinha apenas o objetivo de dar tempo para que fosse decidida a luta interna pela sucessão no PCUS, desencadeada pela crise que já começava.

* A crise é causada pelo esgotamento em certos aspectos do Modelo Socialista , este causado em grande parte pela falta de flexibilidade imposta pelos membros do regime e que levarão ao fracasso do socialismo real.

*Resumidamente, as PRINCIPAIS RAZÕES DA CRISE SOVIÉTICA eram:

Externas:

· o desenvolvimento capitalista da Terceira Revolução Industrial, liderando a produtividade em todas as áreas;

· a corrida armamentista, obrigando os soviéticos a continuados gastos para preservar a correlação de forças bélicas e estratégicas;

· pressões internacionais ininterruptas pela liberalização política soviética e de seus aliados e, ideologicamente, as cobranças pelos limites alcançados no bem-estar social quando comparado com as classes médias e altas das áreas desenvolvidas do capitalismo.

Internas:

· a burocracia que entravava as inovações tecnológicas e a livre circulação de idéias e criatividade;

· o centralismo político-econômico, que imprimia lentidão na tomada de decisões e implementação produtiva, contrastando com a rapidez e dinamismo dos países capitalistas fundados no lucro individual;

· os enormes gastos exigidos pela Guerra Fria, seja na indústria bélica, seja para garantir Estados e grupos políticos aliados da URSS;

· a limitada produtividade e baixa qualidade dos bens de consumo soviéticos ante as crescentes exigências sociais de consumo no interior da URSS e por parte de seus aliados.

· O desenvolvimento tecnológico da área militar não foi espalhado para os outros setores.

*1985 – Morre Tchernenko, em março, e Mikhail Gorbatchov assume a Secretaria-Geral do Partido. Começa a ser colocado em prática um amplo programa de profundas REFORMAS na URSS: a “PERESTRÓIKA” (reestruturação do regime –uma modernização) e a “GLASNOST” (transparência na Política). As primeiras evidências dessas reformas foram: a diminuição da censura, a libertação dos dissidentes políticos (“subversivos”) e outras medidas liberalizantes.
Gorbatchov proclama a moratória nuclear unilateral (a União Soviética compromete-se a suspender os testes nucleares subterrâneos, independentemente do comprometimento dos Estados Unidos).

* 1986 – No XXVII Congresso do PCUS, em fevereiro, Gorbatchov lança as linhas gerais de seu programa de reformas.

* Em 26 de abril, o acidente na usina nuclear de Tchernobil (Ucrânia) libera perigosa nuvem radiativa que ameaça contaminar regiões imensas da União Soviética e da Europa. O acidente é tratado com abertura de informação sem precedentes na história da União Soviética. Seria a primeira grande prova da glasnost (transparência).

*1987 – Surgem, na cúpula do PCUS, as primeiras divergências públicas sobre os rumos, ritmos e prazos da perestroika. Numa sessão plenária do Comitê Central do PCUS, em novembro, Bóris Iéltsin critica os “burocratas” do partido, em particular Igor Ligatchov, e pede maior rapidez e radicalismo nas reformas. Nos meses seguintes, Iéltsin perderia seus cargos de chefe do comitê municipal do PCUS em Moscou e de membro-candidato do Politburo.

*1988 – Em clima inédito de liberdade de discussão realiza-se, em junho/julho, a XIX Conferência do PCUS. As resoluções enfatizam a necessidade de ser criado um “estado de direito” no país; apontam para a desburocratização do partido e do Estado para a instauração do “pluralismo socialista” (isto é, liberdade de discussão, mas somente entre os membros do PCUS) e a necessidade de democratizar as relações étnicas.

* Em agosto, o Exército Vermelho começa a retirar-se do Afeganistão sem que seus objetivos tenham sido alcançados. A saída das tropas seria completada em fevereiro de 1989, após 10 anos de guerra, que causou pelo menos 15 mil mortes entre os soviéticos e 1 milhão entre os afegãos.

*1989 – Realizam-se, em 26 de março, as eleições ao Congresso dos Deputados do Povo (CDP). Participam e são eleitos antigos dissidentes, como Andrei Sakharov e Roy Medevedev. Iéltsin obtém 90% dos votos em Moscou.

· A primeira sessão do CDP, em 25 de maio, atrai as atenções do país. Um deputado pede o desmantelamento da KGB diante das câmeras de televisão. Gorbatchov é eleito presidente, e Iéltsin forma um bloco parlamentar de oposição. Desenvolve-se um processo irreversível de liberdade política.

*A Queda do Muro de Berlin :

· Em 9 de novembro, as manifestações assumiram caráter irreversível, levando à queda do Muro de Berlim.

· Com a anuência de Moscou, todos os regimes burocráticos do Leste europeu são derrubados

* 1990 – É dissolvido o Comecon. Piora a situação social, política e econômica da União Soviética. Os movimentos pela independência nacional envolvem todas as repúblicas do Báltico, e também a Ucrânia, a Bielorússia (atual Bielarus), a Moldávia (atual Moldova) e a Geórgia.

* Gorbatchov assina, em setembro, um acordo que permite a reunificação da Alemanha.

· 3 de outubro: Finalmente acontece a reunificação da Alemanha.

· Reúne-se em novembro, em Paris, a Conferência para a Segurança e Cooperação na Europa (CSCE), que discute os contornos de uma Casa Comum Européia (isto é, uma “Europa unida do Atlântico ao Pacífico”, nas palavras de Gorbatchov). Gorbatchov adverte para o perigo de uma “libanização da Europa”, isto é, a fragmentação de Estados sob o impacto de problemas nacionais, como os vividos pela União Soviética.

*1991 Em abril é dissolvido o Pacto de Varsóvia.

· Em maio, Bóris Iéltsin é eleito presidente da Rússia em eleições livres, diretas e secretas.

· Gorbatchov afasta-se dos comunistas ortodoxos e se dispõe a assinar o TRATADO DA UNIÃO, que concedia ampla autonomia a todas as repúblicas da União Soviética.

· Em 19 de agosto, um dia antes da assinatura do Tratado da União, os burocratas SOVIÉTICOS dão um golpe e afastam Gorbatchov, que estava em férias na Criméia.

· Iéltsin, apoiado por milhares de pessoas nas ruas de Moscou, resiste. O golpe fracassa. A cúpula golpista se desmoraliza, e os manifestantes destroem os símbolos do comunismo.

· GORBATCHOV DISSOLVE O PCUS E O ESTADO REQUISITA AS SUAS PROPRIEDADES DESSE PARTIDO. O Parlamento soviético declara o Partido suspenso por tempo indeterminado.

· Em setembro, a União Soviética é desintegrada, todas as suas repúblicas já declararam independência. Gorbatchov quer que a URSS se transforme numa União de Estados Soberanos, mas é vencido por Iéltsin, que propõe a criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI – Acordo de Minsk), partindo de uma iniciativa do “núcleo eslavo’ (Rússia, Ucrânia e Bielorrússia/atual Belarus). A CEI será integrada por todas as repúblicas que compunham a URSS, com exceção das repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia), já independentes e da Geórgia.

· O PARLAMENTO SOVIÉTICO É EXTINTO (16 DE DEZEMBRO). GORBATCHÓV RENUNCIA À PRESIDÊNCIA (25 DE DEZEMBRO). A UNIÃO SOVIÉTICA DEIXA OFICIALMENTE DE EXISTIR (25 DE DEZEMBRO, MEIA-NOITE).

Referencias :

· ARAUJO,Regina. Construindo a Geografia vol.4 . São Paulo, Moderna. 09-22p.

· FIGUEIRA, Divalte G. História:Novo Ensino Médio.2.ed.São Paulo,Ática. 386-389p.

· MORAES, Marcos A. de FRANCO, Paulo S. S. Geopolítica: Apocalipse do Século XX.Campinas, Átomo. 15-52p.

· HENRIQUE,Diógenes. Da Guerra Fria ao Fim da União Soviética. Disponível em:<http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/geografia/geoem/urss/urss_06.htm&gt; Acesso em:09 Abril 2007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s