Doo Wop! Para Sonhar e Acreditar!

5 out

Andei um pouco sem tempo e imaginação esses dias, por este motivo não havia publicado nada por aqui, foi quando ouvindo um pouco de música resolvi escrever um pouco a respeito do “Doo Wop” que é um estilo musical bastante interessante e que pode ser descrito por muita gente de maneiras diferentes, ou seja, como um estilo romântico, divertido, curioso, etc.. No meu caso prefiro a primeira alternativa, embora, esteja bastante fora de moda, afinal estamos em tempos de “Creu!” e outras bem estranhas não que seja uma coisa tão ruim assim, mas, é que quando a “música” fica reduzida a apenas isto é um bom momento pra se pensar (rsrsrs).

Bem! Vamos ao que importa! O que seria o tal do Doo Wop? Provavelmente você deve já ter ouvido este estilo em algum lugar, fundo de comercial (este o mais comum e o mais degradante ) e nunca ter sequer se dado conta de que se tratava disso , pois aí vai a tal explicação retirada diretamente da nossa amiga Wikipédia , que embora não seja lá estas coisas , serve como uma importante fonte de referencia e pra algumas coisa realmente é uma mão na roda (as críticas sobre este assunto farei em outro momento) , então aí vai a tal explicação:

“Doo-wop é um estilo musical vocal baseado no rhythm and blues. O ritmo surgiu inicialmente na comunidade negra norte-americana e se tornou popular nos Estados Unidos durante a década de 1950.

O ritmo é caracterizado por um backing vocal harmonioso e suave – que muitas vezes os cantores faziam com a boca imitando os próprios instrumentos musicais e que repete freqüentemente onomatopeias (coisas do tipo: tchibum – tchibum ,tralálálá e assim por diante).

Nos grupos vocais, cada cantor executava uma parte diferente da canção. Como não tinham dinheiro para comprar instrumentos musicais, a maior parte dos grupos desse estilo começou cantando só A Capela (sem fundo musical)- a “parte cantada” de cada canção.

O Doo wop entrou em declínio no início dos anos 1960, com a ascensão de novos estilos de rock and roll – especialmente da Invasão Britânica. Foi de grande importância na construção da Soul Music, sobretudo na gravadora Motown. No Brasil o estilo foi representado por grupos como Golden Boys e o Trio Esperança , Nilo Amaro e os.Cantores de Ébano , Os Miquinhos (nos anos 80 e parte dos 90 ),entre outros grupos.”

Acredito que no mundo um dos grupos mais conhecidos dentro deste estilo seja o The Platters .

“O “The Platters” foi um grupo musical dos primeiros tempos do rock and roll. O grupo se formou em 1953 em Los Angeles por Ralph Bass. O grupo era contratado do selo Federal Records sem, no entanto conhecer sucesso até o aparecimento de Buck Ram. Sob a direção de Ram, foram contratados os vocalistas Zola Taylor e Tony Williams. No período foram gravados sete compactos singles para a Federal num estilo Doo Wop, dentre os quais as antológicas Only you e Smoke Gets in Your Eyes .”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s