Falando em Cavernas

23 mar

Tenho gostado muito blogar de uns tempos pra cá, penso que é interessante ter um espaço pra dizer o que penso expressar minhas opiniões, mesmo que elas não agradem. Até aí nada de novo no horizonte! Quer dizer, penso que escrever neste veículo que é o blog , não é o que muita gente pensa ,pois, vejo de um tempo para cá propagandas por todo lado incentivado as pessoas a criarem suas própria páginas ,mas, criar um blog não é o desafio! Mantê-lo, isso sim é um desafio!

Outro dia uma pessoa me perguntou: “Como você escolhe os assuntos para seu blog?”, claro que a resposta ficou meio no ar, pois, na verdade nem eu sei bem como a coisa ocorre. Só sei que simplesmente sou um observador das coisas que se passam a minha volta. Observo as pessoas, os bichos, às luzes, as crianças, o céu e tudo mais, que se preste a ser notado, mesmo as coisas mais simples e insignificantes. Ou seja, ter uma pagina é uma coisa bem legal, mas, carece do desejo de falar sobre as coisas que se ouvem e vêem, além de certa disponibilidade para deixar-se entrever nas entrelinhas que vão se desenhando ao longo da página, O que isso tem a ver com possuir ou não um blog ?

Bem! É que parece que de um tempo para cá, ter uma página na Internet, virou uma espécie de panacéia , assim como a febre de ter um computador , o que não seria nada demais se as pessoas refletissem um pouco mais sobre isso, já que o computador bem como um blog ,são apenas ferramentas que nada podem produzem de útil se a peça atrás do teclado (o B.I.O.S.), não souber o que está fazendo, por outro lado este meio é livre para quem (lógico resguardando os limites da lei) estiver deles disposto a lançar mão, porém, prudência deve ser a palavra chave. Partindo deste princípio existe muita gente na rede tentando passar ou impor uma etiqueta para os blogueiros de plantão, coisa que por um lado é muito bacana, e, diga-se de passagem, bastante ilustrativo, pois, existe muita gente que pensa que blogar se resume ao Crtl C / Crtl V e por aí vai. Mas, observando mais de perto a questão da “etiqueta do blogueiro”, tem certo cheiro de ranço, isto é, da imposição ainda que sutil de uma forma de pensar e de agir na Internet, que vejo como um ambiente livre. Até para quem gosta do grotesco! Na verdade o que me irrita nisto tudo, não é questão de uma implantação de uma “ética”(ou a idéia de ter uma porção de gente escrevendo asneiras internet à fora), mas, o que se constrói em torno desta idéia , como por exemplo: “Como ter sucesso com seu blog” , “ Fique rico!” , e assim por diante , ou seja, uma espécie de mercado da auto-ajuda virtual , na qual os chamados “Grandes Blogueiros” ensinam o “caminho das pedras” a “todo o resto” . Isso até nem é um grande problema. O problema real é quando esta turma resolve dar -se ares de importante e começam a reproduzir no mundo virtual as “pequenezas”, do mundo real, arrumando pendengas virtuais e esculachando, outros blogs , simplesmente por que fulano de pagina tal usou uma figura de seu site (não me refiro a cópia integral , pois , de fato este é um problema que se traduz em uma só palavra: plágio) ou simplesmente por que os “grandes” tão cheios de si , começam a querer impor aos outros o seu catecismo e ridicularizam algumas páginas só por terem um numero de leitores pequenos como se estas nada significassem. Como se um numero grande de acessos atestasse a qualidade de um blog, coisa que nem sempre condiz com a realidade, não pretendo entrar neste mérito, o que me proponho é pensar e lançar algumas indagações e a quem estiver interessado a refletir sobre o que seriam de fato ética , respeito , qualidade entre outros aspectos na rede e a quem interessa a imposição de um modo de ver e interpreta-la.

P.S. : Não espero nenhum barulho por causa disso, mas, acredito que até as pequenas reflexões valham a pena, mesmo aquelas que à princípio parecem não fazer muito sentido.

Leia isto e tire suas conclusões.

À saber: Postei o link acima por acreditar que o texto sintetiza bem a idéia que tentei esboçar aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s