Padrões de Beleza

20 set

Este vídeo trata da repetição de uma pesquisa realizada em 1947, na qual os pesquisadores  Kenneth e Mamie Clark , investigam como os valores sociais estéticos podem influenciar na aceitação e formação de uma auto-imagem nas crianças negras. Esta pesquisa serviu algum tempo mais tarde na luta contra segregação no EUA, embora, no Brasil esta questão da segregação seja algo, pelo menos em aparência, superado, a questão da importância da mídia na formação dos estereótipos de beleza ainda são algo a discutir.

Kenneth Clark e uma das crianças.

Kenneth Clark e uma das crianças.

“A experiência consistiu basicamente em um teste envolvendo bonecas, no qual os psicólogos Kenneth e Mamie Clark utilizaram quatro bonecas de plástico e tecido, vestidas de maneira idêntica, exceto por sua cor.

Os pesquisadores mostraram as bonecas para crianças negras entre as idades de três e sete anos, em seguida fizeram perguntas a fim de determinar a percepção racial e a preferência destas. Quase todas as crianças identificaram facilmente a raça das bonecas. No entanto, quando perguntadas sobre qual sua preferência, a maioria das crianças selecionara a boneca branca, as quais estas atribuíram características positivas.

Os Clarks também deram as crianças desenhos que representavam o contorno de um menino e de uma menina e pediu-lhes para colorir as figuras da mesma cor que eles próprios. Muitas das crianças de cor morena coloriram as s figuras com um lápis branco ou amarelo.  Os Clarks concluíram que o “preconceito, discriminação e segregação” tiveram como resultado o desenvolvimento de um sentimento de inferioridade e auto-ódio nas crianças negras.

Os Clarks depuseram como testemunhas especialistas em vários casos, incluindo a questão da não segregação escolar. Sendo que seu testemunho no caso Brown v. Board, ajudou a derrubar oficialmente a segregação racial no ensino público na Suprema Corte dos EUA.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s