Existem Mais Coisa no AR que Apenas Nuvens

21 jan

Velho briga com nuvem !

Pois é! De um tempo para cá vem surgindo na internet um conjunto de aplicativos , bem como sistemas operacionais entre outras coisas, que deveriam funcionar a partir de seu computador , mas, que se acham hospedados na rede e funcionam diretamente dela. E você já deve ter ouvido que é uma coisa bacana e prática , que evita uma porção de problemas , é a nova cara da informática e por aí vai…

Legal né! Não , não é!

Existem algumas coisas a se pensar a respeito deste novos meios tecnológicos ,e a primeira delas diz respeito ao controle da informação ou de dados , que fora do computador do usuário possuem uma certa vulnerabilidade e podem sofrer com roubo ou vazamento de suas informações, por outro lado , imaginem um sistema de informação que tem acesso a todas as informações sobre você e sua vida pessoal. Não só sobre suas informações ,mas, uma quantidade massiva de informações !

Além disso , a migração de muitos aplicativos do desktop para a nuvem , marca em certos aspectos uma expropriação dos usuários dos tais aplicativos , sua utilização e sua instalação, fato este que transferiria a utilização , bem como o uso para as mãos de algum grupo privado , que embora, possa afirmar que a utilização seja gratuita não poderá dar garantias efetivas e expressas a este direito.

Basta lembrar que a maioria dos contratos existentes na Internet , possui uma clausula que diz : “A empresa X se reserva ao direito de mudar ou anular este contrato a qualquer momento , e bla, bla,bla , portanto, a gratuidade ou a utilização do serviço corre o risco de ser limitada de uma hora para outra, seja quanto a quantidade , qualidade ou usabilidade do tal aplicativo , seja pelo valor a se pagar para se ter acesso , qualidade ou usabilidade do tal produto em questão, o que seria um grande prejuízo à todos.

Outro fator a se salientar e que pode resumir alguns dos pontos acima arranhados, é que “Conhecimento é poder” e devemos pensar a quem entregamos este conhecimento, bem como o poder.

Alguém deve estar lendo este post no momento e pensando , que o texto é exagerado e alarmista, mas, um pouco de reflexão , nunca foi demais , além disso quando as modas suguem de um modo geral as pessoas tendem a ser arrastadas por ela sem muita reflexão e só depois se pensa sobre os resultados, quando finalmente os problemas começam a vir à tona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s