Eu, o Windows e o Linux,em: Tutoriais Me Mordam !

29 jan

Pois é, então ! Estava em casa de férias em casa sem grana , sem ter o que fazer , sem amigos e ferrado! Procurei então algo para me ocupar . Lembrei o que o meu computador estava meio lento e precisava de uma ajeitadinha . Então mãos à obra!

Iniciei por uma boa limpeza da máquina , desliguei os cabos abri o case e tirei o pó. Até ai tudo bem sem problemas !

Ou quase!?

Resolvi fazer uma faxina de software , desfragmentei o computador , usei alguns programas para limpar arquivos temporários e etc.. E mesmo assim sem muito resultado , já que o meu computador continuava lento , pensei que o problema era o sistema operacional que é o velho “bom” Windows XP. O que me deixava com um problema em mãos o que fazer para dar uma “garibada” no meu e ao mesmo tempo me tornar menos dependente do Windows?

A resposta foi lógica , vou me virar com o Linux !

Aí surgiu outro problema , qual distribuição ?

Eu sei que muita gente tem a resposta na ponta da língua e iria me sugerir o Ubuntu ,mas, como sou teimoso e curioso resolvi dar uma sapeada pela web em busca de mais informações sobre as várias distribuições , acabei trombando com o Lubunto uma versão ainda em testes do Ubuntu e que não me levou a nada , pelo menos por enquanto! Faltam algumas coisas, mas, o sistema promete.

Bem, continuando a minha escolha dei uma olhadinha na ultima versão do Kurumin no Guia Do Hardware , que apesar de muito boa , foi descontinuada , uma grande perca !

Sobre o Kurumin vale fazer um parenteses para uma reflexão, sei que o autor já esplicou os seus motivos para o fim do projeto que vão desde o excesso de outras atividades como palestras , administração do site , entre outros aspectos , além de que pelo visto algumas pessoas acharam que a coisa já havia dado o que tinha de dar, que existiam outros projetos que davam conta de preencher a lacuna deixada pelo software e assim vai. Do meu ponto de vista penso que é um ponto a menos para o Linux e para o Brasil que ainda é muito dependente das coisas quem vem de fora , e não se trata apenas no que diz respeito a questão da produção de software , pois, esta é só uma parte da coisa, além disso existe o hardware , que é apenas montado aqui. De forma que o fim de qualquer iniciativa na produção de tecnologia de qualquer tipo no Brasil é sempre um passo para traz em muitos sentidos, sei também que o Kurumin não é o único produto tecnológico produzido no país , mas, sua falta com certeza em algum ponto será sentida. Fim do parenteses!

Retornado a questão principal que foi a escolha da versão do Linux adotada por mim , dei uma olhada nas versões da Conectiva, Suse ,entre outras , em vários sites , como Olinux, no Portal Do Linux , no Olhar Digital , entre outros.

Acabei por questões de praticidade optando pelo Ubuntu mesmo! 🙂

pois , bem escolhida a versão , fui atras de alguns tutoriais que me fornecessem boas informações a fim de ter produzir uma instalação, tranquila e sem complicações , olha daqui , olha aí, achei alguns tutoriais no YouTube , BaixaKi, comunidades do Linux e assim por diante. Sei que o Ubuntu possui a instalação no modo gráfico e coisa e tal ,mas, gosto de conhecer as minhas opções, como você deve ter notado.

Li os tutoriais , assisti explicações no YouTube , foi quase um e-learning! Então com uma ideia na cabeça e o computador em mãos , fui em busca do meu objetivo a dita instalação.

Tenta daqui , tenta dali , e nada de sucesso no particionamento do HD , já que o meu objetivo não era me desfazer completamente do Windows , mas, ter uma alternativa mais leve e estável , em resumo que travasse menos e não me desse tanta encheção de saco. Não funcionou!

Resolvi que se a instalação não saísse por bem ia ser na base da ignorância mesmo! Procurei por um particionador na rede e dei de cara com o Partition Magic , que era uma beleza e parecia que ia dar conta dos meus problemas , notem bem eu disse parecia!

Olhei os tutorias na internet , desfragmentei o meu disco rígido , instalei o programa e desci o sarrafo tudo ia bem. A coisa funcionava estava andando dentro dos conformes , a vida era boa! Até o computador reiniciar , aí o bicho começou a pegar e o que era apenas uma diversão para como dizia o Rogério Skilab: “Espantar o tédio e o vazio do existir!” , a coisa virou um inferno , foi daí que pensei comigo que deveria ter deixado a máquina sossegada e seguido o conselho do cantor e ter ido matar passarinho (brincadeirinha).

Por fim acabei vivendo uma verdadeira aventura ! Indo em busca de Lan Houses , para encontrar softwares ou tutoriais que pudessem me socorrer , já que o meu P.C. Nem iniciava, acabei achando até um Live Cd do Xp na internet , coisa de doido mesmo! Liguei para alguns conhecidos para ver se alguem poderia me socorrer com um HD para salvar minhas informações do computador e dei com os burros na agua .E como desfecho da história acabei tendo que formatar o HD e instalar novamente o “maledeto” e me dar por contente .

A experiência não foi das melhores,aliás , muito mau sucedida , e isto se devem a alguns fatores básicos:

*Não tinha espaço o suficiente no HD;

*Não observei os alertas enviados pelo instalador do Ubuntu;

*Não fiz backup do HD e nem das informações mais importantes, entre outros aspectos.

Em resumo cometi uma grande sequencia de besteiras e que só poderiam dar no que deram!

Você deve estar pensando que este post é quase uma anti-propaganda do Linux, na verdade é justamente ao contrário ,pois, o que ocorreu comigo é mais comum do que se pode imaginar , o que não é comum é assumir o erro , já que é mais fácil culpar a plataforma.

Quanto a mim, agora tenho uma nova empreitada, resgatar os dados do perdidos do HD e prosseguir na instalação do Linux .

Mas, por que insistir em algo que não funcionou ?

Pelo mesmo motivo pelo qual “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, isto é, é preciso diversificar e aumentar os meios, os usos e os conhecimentos sobre tecnologia , afinal não devemos ficar prisioneiros de uma opção única.

Anúncios

4 Respostas to “Eu, o Windows e o Linux,em: Tutoriais Me Mordam !”

  1. Leandro janeiro 29, 2010 às 4:28 pm #

    Não sei o motivo pelo qual o particionador do Ubuntu não funcionou. Eu usava um PC com HD de 17GB e não tive qualquer problema.
    Talvez seja o caso de você tentar instalar uma versão mais antiga do Ubuntu (como o 8.04 ou 8.10) e, a partir dessa instalação, acessar os dados no Windows (se é que você ainda não formatou tudo).

  2. professorhb janeiro 29, 2010 às 4:52 pm #

    O bem da verdade , já ferrei e desferrei o PC , por outro lado acredito que a culpa tenha sido de fato minha e a única forma de recuperar meu HD seja com um HD externo para jogar os dados que serão recuperados com um software de restauração .

  3. Erico abril 27, 2011 às 9:11 pm #

    Eu também já fiz umas dessas ai, mas hoje também uso a experiência para ajudar aos que desejem experimentar o linux

    • professorhb abril 27, 2011 às 11:04 pm #

      Faz parte da graça de se aventurar em novas experiências. E aprender a compartilhar é uma delas. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s