Encadernando

15 fev

Costura à Portuguesa

Que tal dar uma cara nova , reformar ou mesmo fazer um livro em casa? Parece uma boa ideia. Acontece que essa semana estava procurando pela internet um maneira de fazer um fichário para levar a faculdade , para preparar as minhas aulas e manter uma certa organização.

Eu sei que um fichário pode não custar tão caro assim, mas, na maior parte das vezes , pode não ser do jeito que você deseja, isto é, grande demais desajeitado demais e por aí vai. O fato é que não consegui localizar nenhum modelo de fichário, para montar em casa, disponível na rede. E como sempre quando você procura uma coisa, acaba por encontrar outra! Acontece que ao invés de fichários encontrei vários livros, tutoriais e sites especializados em técnicas de encadernação. Diante disto resolvi investigar sobre o assunto, o que demorou várias horas , mas, enfim! Para quem estiver disposto a reformar aquele livro antigo ou organizar aquela porção de xerox , anotações , impressos , etc…, os sites, links , ebooks e tutoriais que postei abaixo podem ser uma boa solução para estas pequenas tarefas e podem também revelar o artista que existe em você, já que a encadernação manual consiste em uma arte.

Por outro lado penso que aprender como restaurar e preservar livros e publicações tem sido algo que não tem ganho o respeito e nem a prioridade que merecem nestes tempos digitais , onde a preservação de arquivos eletrônicos tem ganho um protagonismo muito elevado , enquanto que as mídias tradicionais tem ,em muitos casos, deixadas a própria sorte. Seguindo ainda esta linha de pensamento, acredito que todos deveriam aprender , assim como fazem com as mídias eletrônicas , técnicas de recuperação , preservação e arquivamento dos documentos físicos que são patrimônio de todos.

Uma boa maneira de introduzir-se no assunto pode ser a busca da definição do que é a encadernação , tipos e técnicas, uma boa alternativa pode ser encontrada na definição do verbete da Wikipédia .

Que traz a seguinte definição do que seja a encadernação:

Encadernar é o ato de juntar folhas de forma que seja mais fácil manuseá-las. Normalmente usa-se o método para garantir que páginas avulsas com algum conteúdo em comum não se percam ou estejam juntas para uma consulta. O uso mais conhecido é confecção de livros, apostilas e afins, mas também é comum que empresas encadernem folhas avulsas de notas fiscais e outros documentos, a fim de preservá-los por um longo tempo.

Encadernação Brochura


A Encadernação Brochura, é a encadernação na qual os cadernos são costurados na lombada em forma de acabamento, e colocados a uma capa mole, ou apenas colados sem costura.

Brochura é um tipo planfleto, livro ou folheto, revestidos com papel ou cartolina em sua lombada, comportando um pequeno número de páginas, normalmente entre 5 e 50 páginas.

Normalmente esse tipo de encadernação é feito em revistas, porém esse processo não é tão durável.

Encadernação Wire-o


O sistema de Encadernação Wire-o é uma evolução do processo de encadernação em espiral, que utiliza o suporte feito em aço, que normalmente é realizado em formas de quadrado ou retângulo, muito utilização para elaboração de agendas, calendários, apostilas e cadernos escolares.

A Encadernação Wire-o, torna o processo mais consistente e rígido, permitindo um acabamento mais sofisticado e detalhado do material. Permite também a utilização de várias gramaturas de papéis e outros tipos de materiais, como PVC, laminas plásticas entre outros.

Encadernação em Wire-o é uma ótima opção para artistas e designers, que podem ilustrar suas obras e imagens na capa, ou na produção de catálogos e portfólios, que utilizam este método de encadernação.

Este método de encadernação também é muito utilizado em calendários de mesa, geralmente distribuídos por empresas de forma de brindes.

Encadernação Espiral


O método de Encadernação com Espiral, é o mais comum atualmente, muito utilizado em lojas de Xerox para encadernação de cadernos escolares, apostilas de cursos, ou até mesmo trabalhos universitários, como monografias e TCCs.

Este modo de encadernação é realizado através de uma máquina, que junta as páginas e as perfura de modo uniforme, deixando-as prontas para que seja passado o espiral plástico, ou até mesmo metálico.

Encadernação artesanal


Encadernação artesanal é o ato de encadernar livros manualmente, sem uso de máquinas especiais. As ferramentas necessárias são encontráveis em qualquer papelaria.

Muito utilizado antigamente, o processo depende do trabalho e esforço físico de uma pessoa, sem a ajuda de uma máquina de encadernar.

Existem muitos estilos para realizar a encadernação manual, apesar de ser um processo simples o trabalho de encadernação depende de uma capacitação e habilidade do individuo.

Durante a montagem de uma pequena encadernação, o individuo pode utilizar de grampos, espirais plásticas ou garras plásticas.

Encadernação industrial

Os métodos industriais são aqueles utilizados pela indústria gráfica, principalmente editoras, para produzir exemplares em grandes quantidades. No entanto, as gráficas rápidas vêm incorporando gradativamente várias tecnologias que antigamente ficavam restritas a grandes tiragens e disponibilizando-as a um custo acessível. Existem, também, nas formas de orçamentos que as gráficas trabalham, um Briefing de informações que contribuem para o projeto. Ex: peça, formato, número de cores, papel quantidade e acabemento. este último, traduz todo o processo de encadernação(dobras, grampos,lombadas, faca de corte especial, verniz, relevo, bolso, etc).

Feita a definição do que seja a encadernação buscarei me centrar , na técnica da Encadernação Artesanal.

Art/Educando

Um bom local para iniciar seria o site Art/Educando , na qual a autora procura de uma forma bastante didática , demonstrar uma boa técnica de cartonagem em capa dura, em cinco passos e que valem uma leitura atenciosa.

Infolio Arte do Livro

O Infolio Arte do Livro é um bolg com informações , bastante variadas e completas , que valem uma visita bem detalhada , neste local encontrei alguns ebooks bem interessantes, como esta enciclopédia em francês sobre técnicas de encadernação, e um outro da Prefeitura de São Paulo sobre a restauração de livros e pequenos reparos.

Cuidar de Livros

Já o Cuidar de Livros traz algumas dicas e técnicas muito importantes sobre a preservação de arquivos, livros e como cuidar de algumas pragas existentes em bibliotecas, tais , como traças e outras infestações.

Artes do Livro

No site Artes do Livro existe um link que ensina a tecnica de encadernação Holandesa , que pareceu bem didática e vale a pena ser conferida.

Este vídeo acima é do site DIY Book Binding em inglês , mas, que graças aos tradutores online pode ser pesquisado sem muitos problemas , caso você seja como eu e manje pouco ou quase nada do idioma do Tio Sam.

DIY Book Binding- Equipamento de Encadernar.

O Em Páginas por sua vez, traz uma ideia simples e prática pra conservar seus livros e mesmo os da criançada com uma capa plástica fácil de fazer.

Em Paginas

E para aqueles que se atreveram a ler o post até o fim (indo a todas as referencias) e se animou a produzir ou até mesmo tentar uma carreira (independente) na área este outro blog faz algumas considerações , além de sugestões para quem desejar , escrever , imprimir, encadernar e vender sua própria obra.

E para terminar deixo uma sugestão se você se interessou por algum dos textos, sites, livros , etc, procure arquiva-los em seu computador. Sugiro esta opção pelo próprio caráter transitório da internet, que faz com que o que você está vendo hoje não esteja lá amanhã .

Portanto , com as informações em mãos e uma ideia na cabeça é só colocar as mãos na massa e soltar a imaginação.

E se você é como eu que quando não acha o que procura , busca uma forma de fazê-lo por conta própria , boa diversão!

Anúncios

6 Respostas to “Encadernando”

  1. Leandro fevereiro 15, 2010 às 10:24 pm #

    Há muito que tenho o hábito de restaurar capas de meus livros. Não consigo fazer gravações, mas tenho alguns com capas feitas à base de embalagens (títulos e tais são feitos com pincéis atômicos).

    • professorhb fevereiro 16, 2010 às 12:07 am #

      Existem sites especializados apenas na gravação e ornamentação das capas. Acredito que mesmo em alguns dos sites relacionados no post possam existir explicações sobre esta técnica, que deve ser um pouco cara em virtude das ferramentas.

  2. paula ruffo abril 24, 2010 às 3:37 pm #

    valeu, ótimas sugestões. Estou procurando fazer meus livros em casa e foi de uma ajuda excelente. Que Deus continue abençoando sua disponibilidade de pensar nos outros e ajudar.

    • professorhb abril 24, 2010 às 6:48 pm #

      De nada! É sempre bom poder ajudar.

  3. BOM O SITE. GOSTARIA DE SABER MAIS.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estampando Com Estêncil « Almanaque - julho 11, 2010

    […] faz algum tempo , escrevi um post sobre encadernação de livros , com algumas dicas , manuais e técnicas de restauro que encontrei em outros blogs,mas, ficou […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s