Ócio, Procastinação e Trabalho

6 mar



Faz um bom tempo tenho observado no mundo e, em mim  mesmo uma constante pressa . Parece que o mundo todo tem pressa . Necessidade encontrar algo , que não se sabe o que é!
Por outro lado tenho ouvido e visto um termo muito recorrente por estes dia e que atende pelo nome de procrastinação.
Também tenho pensado que cada vez menos tempo para fazer as coisas de que gosto. Não desenho e nem pinto mais,  meu pobre violão está entregue a poeira, etc…
O que todas estas coisas podem ter em comum?
Acredito quem tem haver com muitas coisas , mais necessariamente com o desejo e a necessidade cada vez mais imperiosa de sermos produtivos o tempo todo.
Acontece que esta semana estava lendo uma revista que trazia um artigo que tratava a respeito da necessidade do ócio, e que este não implica necessariamente em preguiça.
O ócio em termos gerais consiste basicamente em tempo livre para nos dedicarmos àquilo  ou as coisas que nos colocam em contato conosco  e podem gerar prazer, contemplação , entre outros aspectos.

O que ocorre é que estamos mergulhados em uma sociedade do trabalho onde falar mal dele ou pensar a vida com um pouco menos dele , para alguns, chega a ser visto como heresia. Fomos doutrinados de tal forma a trabalhar e a sermos produtivos o tempo todo, que não conseguimos pensar a vida em outros termos , que não estes. Este fato implica que os indivíduos quando se acham longe do trabalho acabam por procurar por ele até nos momentos de descanso. Portanto, descansar ou mesmo praticar o ócio tornam-se uma tortura, até porque estes momentos são momentos de reflexão e de contato consigo , o que pode ser um grande problema!  O problema pode residir no fato de que nos ou o indivíduos temos que lutar com problemas , frustrações, traumas , uma vida pessoal mal resolvida , questões estas que se escondem ou são esquecidas durante a rotina diária de trabalho , mas, que se fazem presente nos momentos de ócio.
Por outro lado surge um sentimento durante as horas infindas de trabalho de que algo nos escapa , que a vida não é apenas trabalho , que deve haver algo mais e que faz com que geremos desculpas inconscientes e sistemáticas para não fazermos coisa, que muitas vezes possuem certa importância , esta prática consiste na procrastinação.
Estas duas situações tão distintas em relação a vida e ao trabalho tem em comum alguns pontos:
*Um desejo de fuga;
*Sentimento de culpa;
*Compulsão em repetir  atitudes e comportamentos que geram insatisfação ou dor  pelo  fato de serem inconscientemente familiares e portanto , uma experiência conhecida, e, entre outros aspectos segura.
Poxa! Viajei!
Viagem ou não. Verdade ou não.  É necessário que tenhamos momentos de reflexão, relaxamento, diversão prazer , entre outros aspectos para que possamos ter não apenas uma vida mais produtiva e de qualidade ,mas, integral e feliz.
Porém mudar e escapar da caverna é algo dolorido e difícil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s