Sobre Ficção Científica

3 jul

Do EBSA

Falando em Jornada Nas Estrelas , hoje me peguei refletindo sobre filmes de ficção científica e cinema de um modo geral.

O que ocorre é que sempre gostei muito de filmes de ficção e cinema de um modo geral e o que  tenho visto por aí é de dar dó. Antigamente este gênero de filme de um modo geral contava com recursos tecnológicos muito limitado e os filmes , portanto, deveriam possuir uma história atrativa e envolvente , por conta disto, estas película tratavam, muitas vezes, com temas existenciais profundos e uma grande dose de criatividade , para manter a atenção dos espectadores.

Os filmes poderiam até parecer meio bobos , mas, permitiam um espaço para emoção , para a fantasia e , para a reflexão, coisa nada trivial.

Infelizmente o desenvolvimento tecnológico, a pirotecnia desnecessária, e a falta de tutano , tem feito deste gênero tão rico e cioso de criatividade, o reino da trivialidade , da repetição e da mesmice , com história sem criatividade, roteiros previsíveis e aberrações grosseiras que são produzidas sistematicamente.

Basta pensar na Pocahontas 3D de Avatar (pra não dizer Evitar), o final estúpido de Lost , entre outras porcarias que andam por aí.

Anúncios

Uma resposta to “Sobre Ficção Científica”

  1. Leandro julho 6, 2010 às 8:06 pm #

    O pior é que é!
    Parece que quanto mais recursos tecnológicos disponíveis, piores as histórias.
    Lembra dos primeiros filmes em 3D? Investia-se tudo na sensação de profundidade (forçando cenas tolas e desnecessárias só pra aproveitar o efeito) e a história… bem a história que se dane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s