Estampando Com Estêncil

11 jul

Do Stencilando

Já faz algum tempo , escrevi um post sobre encadernação de livros , com algumas dicas , manuais e técnicas de restauro que encontrei em outros blogs,mas, ficou faltando alguma coisa. Essa coisa era como fazer uma ilustração ou mesmo escrever o nome do livro na capa. Houve até um comentário do Leandro que disse:”Há muito que tenho o hábito de restaurar capas de meus livros. Não consigo fazer gravações, mas tenho alguns com capas feitas à base de embalagens (títulos e tais são feitos com pincéis atômicos:”

Fiquei com esta ideia na cabeça , de como fazer uma capa ou um livro acabado , com letras gravadas e tudo mais. Procurei ver algo sobre a gravação de capa de livros , e tudo que achei dependia de equipamentos e técnicas bastante complexas e caras e que ficam muito longe das possibilidades e da praticidade que pode ser desejada.

Foi aí que por estes dias eu estava pensando em como fazer uma camiseta bacana e original e dei de cara com o termo estêncil que basicamente significa:

Um estêncil (do inglês stencil) é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou outros materiais. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

Por extensão de sentido, um estêncil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão por mimeógrafo e a base da pintura serigráfica. Tanto na mimeografia, como na serigrafia, múltiplos estêncis são usados sobre a mesma superfície, produzindo imagens em mais de uma cor.

Estêncil é também uma forma muito popular de grafite. De aplicação rápida e simples, seu uso reduz o risco implícito na execução de inscrições em locais não permitidos.

A definição de prático e simples me atraiu bastante, inclusive, existe uma grande quantidade e variedade de tutoriais sobre a técnica os quais procurei explorar.

De fato na minha busca uma coisa levou a outra , isto é acabei encontrando um site chamado Deriva , que sugeria a ideia da utilização do estêncil como forma de produzir capas para livros, o que me animou bastante.

Estencil 1

Do Deriva

estencil

Do Deriva

Estencil 3

Do Deriva

Estencil 4

Do Deriva

Só restava uma dúvida como fazer e utilizar e um estêncil corretamente , pesquisando mais um pouco foi possível encontrar um pequeno manual chamado Como Fazer Camisetas Usando Estêncil , produzido pelo Esquadrão Atari o qual se você tiver interesse basta clicar no titulo do manual para baixar.

Existem também inúmeros vídeos que ensinam a técnica de modo bastante prático e simples, como este postado abaixo:

Agora que você já sabe um pouco sobre a técnica suas inúmeras possibilidades, basta por mãos à obra , usar a criatividade e estampar o que quiser inclusive aquela capa livro que você mesmo produziu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s