Falando Um Pouco Sobre o Linux

22 jan

Faz algum tempo tenho descrito aqui minha “epopeia” na implantação do Linux como Sistema Operacional principal em meu PC.

Tenho dizer algumas coisas:

  • A Substituição dos sistema pareceu meio difícil e desafiadora à principio, mas, edificante e surpreendentemente satisfatória em curto prazo;
  • Exige relativamente pouco da máquina e possui vários recursos gratuitos de boa qualidade e fácil alcance;
  • Não fica travando , pedindo instalação disto ou daquilo e é tremendamente econômico no quesito hardware , isto é, não necessita de um PC ultra-mega-blaster , simplesmente para rodar recursos gráficos relativamente simples como o Windows;
  • O tempo de inicialização e finalização é bastante rápido , ou seja, se você precisar ler um e-mail rapidamente pela manhã e sair rapidamente , não vai se irritar aguardando a parte gráfica inicial e assim por diante como acontece no outro sistema.

O sistemas que testei para chegar a esta conclusão foram o Debian , o Lubuntu , Xubuntu , o Ubuntu , o Mint , Famelix e o falecido Kurumin.

O Debian é extremamente confiável , e estável, isto significa basicamente que ele não fica dando “pau”, não trava à toa (se é que ele trava) , mas, achei um pouco complicado para configurar , deve ser pelo fato de ter iniciado minha experiência com ele, aqui tem mais a questão da inexperiência.

O Famelix é para que é mais apegado ao visual do Windows é bem funcional , porém, não me interessou muito.

O Xubuntu é uma coisa de louco, gostei não! Opinião pessoal é claro , até gostei dele na versão live , mas, quando instalado deu alguns problemas de estabilidade , na minha humilde opinião , não é tão leve quanto pregam.

No Lubuntu fui de cobaia mesmo ,instalei a versão betha e foi uma experiência bem legal e por ser uma versão não finalizada , fiquei surpreso pela estabilidade , tive alguns problemas à princípio como esperado por uma questão relacionada ao Pcfmmanager , acho que o nome é este, usei a versão 2 e deu dor de cabeça , não auterava o tema , nem o wallpaper ,assim que retornei a versão antiga tudo se resolveu, e até troquei o tema do sistema para a versão mais nova do Ubuntu. Leve e muito ágil. Para quem tem um PC mais antigo é uma boa pedida.

O Kurumin foi uma experiencia que eu realizei utilizando um micro antigo e funcionou as mil maravilhas , pena que o projeto tenha sido encerrado , coisas da vida!

Instalei o Mint na versão LXDE , no micro antigo um AMD Duron 650 mega-hertz , é bastante completo , pois , já possui um bom pacote de drives , fato que permite instalar o sistema e logo em seguida tocar uma mídia sem qualquer problema, só estou tendo alguns obstáculos em relação a parte gráfica, acho que falta olhar melhor as configurações.

Já o Ubuntu , já faz algum tempo tem sido a opção única em minha máquina , é bastante confortável e configurável , não tenho do que reclamar , é bonito e leve, possui os programas de que necessito , possui o Wine , que permite utilizar programas para o Windons, tenho , por outro lado algumas limitações causadas pelo meu hardware , já que meu PC não é dos mais possantes, um Pentiun IV com 512 de RAM e placa onboard , e portanto, sem uma placa gráfica que permita utilizar todos os recursos do sistema.

Mas, no “frigir dos ovos” tenho a dizer que a experiencia do ponto de vista da aprendizagem tem sido enriquecedora e recomendada.

Deixo claro aqui que não sou um especialista ,nem passo perto, sou mais um curioso que gosta de fuçar. 🙂



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s