Em Busca da Docilidade Perdida

4 maio

Hoje sai para buscar um lanche, e busquei pelas antigas panificadoras da cidade em busca daquele prazeroso café de fim de tarde.

Andei algumas quadras do meu trabalho , sem nada encontrar. Caminhei algumas ruas mais e encontrei algumas panificadoras que em nada lembravam aquelas que outrora conheci. Estavam velhas, mal cuidadas , com aquelas “luzinhas” fracas sem aquele ar agradável e morno com cheiro de coisa fresca, que em outros tempos perfumavam a atmosfera. Pensei comigo, “sinal dos tempos”!

A garoa caia melancólica pelas ruas de paralelipípedo, iluminada pelas antigas andaluzas , que insistiam em lembrar um passado que não mais existia. Neste momento, a melancolia deu lugar a reflexão, assim, como as antigas lojas (boutiques) de pão deram lugar aos inúmeros pontos que vendem frango frito e pães de “queijo” recheados de vento. O que acontecera aos pães e ao café?

Talvez o mesmo que tenha ocorrido a cidade que ao crescer descontroladamente querendo ser metrópole, quis apagar de sua memória tudo aquilo que trazia à memória a Capital com ares de interior. Querendo ser cosmopolita , na busca de ser aquilo que não estava preparada para ser, sem pensar nas amarguras do crescimento.

Tal e qual as belas celebridades que buscam a beleza a qualquer preço, não esperou o tempo correr ao seu sabor , as transformações operarem por si. Por conta própria e sem pedir contas a ninguém operou em si uma plastica, cortando-se e mutilando-se , nas mãos de charlatões bem pagos que lhe prometeram mundos e fundos.

A princípio, a transformação pareceu benéfica , tudo corria bem, no entanto, as cicatrizes começaram a surgir , e a beleza vista a distância , vista mais de perto revelava a monstruosidade. Monstruosidade vista nas coisas mais simples, ou simplesmente na falta delas, que a fizeram perder a graça e o brilho de outros tempos, o seu sabor e seu perfume , feitos de uma doce xícara de café daquela panificadora que ficou no passado do grande centro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s